Cerimônia do Lava-Pés dá início ao Tríduo Pascal

A celebração de Lava-Pés, presidida pelos padres Carlão e Bento, na noite de Quinta-Feira Santa, deu início ao Tríduo Pascoal na paróquia São João Batista, de Foz do Iguaçu.  A Comunidade São João Batista entrou oficialmente no Tríduo Pascoal de forma emocionante, repetindo os preceitos e sacramentos desses momentos tão importantes para a igreja católica.

O Tríduo Pascal é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo: Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo. O Tríduo Pascal é em memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.

Na Quinta-Feira Santa, houve a entrega dos símbolos da bênção dos óleos (benzidos em celebração no dia anterior, com o grupo de padres da Diocese, no município de Santa Helena); renovação dos votos de ministros; e a leitura de posse do padre Bento e de Wastilaide como leitorado.

Além da tradicional solenidade de Lava-Pés, o rito da última eucaristia foi repetido, antes da crucificação de Jesus, com distribuição de pães e silêncio da igreja para a adoração de Jesus, que acontece nesta Sexta-Feira Santa o dia todo, com a igreja aberta.

Confira a programação:

– Das 8h às 11h30, os padres receberão confissões.

– Das 6h às 14h, haverá a Adoração ao Santíssimo.

– Às 15h será celebrada a Paixão de Cristo, com distribuição da Sagrada Eucaristia.

A igreja permanecerá aberta para orações dos fiéis até as 17h30.

VIA SACRA

Outro ponto fundamental da programação desta Sexta-Feira Santa será a Via Sacra.

Os fiéis vão se reunir em frente à loja Calce Pague, na Avenida Brasil, e seguirão em direção à igreja matriz, para veneração do Senhor Morto.

Todos estão convidados. A igreja pede que os fiéis tragam sua velas ou minicírios para acompanhar a procissão.