Programação de quinta e sexta-feira, dias santos, na Matriz São João Batista

Vislumbramos numa liturgia, no Domingo de Ramos, uma síntese de uma semana que se inicia, na qual passaremos pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele morreu por todos nós, em meio a torturas e muito sofrimento. Mas voltou à vida três dias depois de sua crucificação e subiu aos céus, com seu corpo físico, na presença de onze de seus apóstolos.

Jesus Cristo nos deixou Seus ensinamentos: amar a Deus, amar ao próximo, perdoar, ser humilde, ter sede pela verdade e buscar o caminho da luz.

“Precisamos nos esvaziar de nossos preconceitos, da soberba, do orgulho. Coisas mundanas que não nos levam a nada”, prega o nosso pároco, padre Carlão. “Sempre há tempo para conversão; sempre há tempo para Jesus.”

LAVA-PÉS

Em sinal de humildade, Cristo lava os pés de seus discípulos (pintura Basílica de Santa Maria del Mar, em Barcelona, Espanha).

Seguindo os passos de Jesus, na quinta-feira, dia 14, haverá a Santa Ceia do Senhor, com a tradicional Cerimônia do Lava-pés, às 19h.

O Lava-pés, tradição da Igreja Católica, representa a humildade e a purificação de Jesus, que na Última Ceia, depois de repartir o pão e o vinho, símbolos de Seu corpo e sangue, lavou o pé de cada um de seus 12 apóstolos.

PROGRAMAÇÃO DA SEXTA-FEIRA SANTA

Na Sexta-Feira Santa, das 8h às 13h, os padres receberão confissões. Nesse mesmo dia, das 6h às 14h, haverá a Adoração ao Santíssimo.

Às 15h, será celebrada a Paixão de Cristo, com distribuição da Sagrada Eucaristia.

A igreja permanecerá aberta para orações dos fiéis até as 17h30.

VIA SACRA

Procissão vai fazer o caminho que Jesus percorreu desde a sua condenação até seu sepultamento. São 14 estações, e em cada uma delas podemos meditar e refletir sobre o sofrimento de Jesus Cristo pela humanidade.

Outro ponto fundamental da programação da Sexta-Feira Santa será a Via Sacra.

Os fiéis vão se reunir em frente à loja Calce Pague, na Avenida Brasil, e seguirão em direção à igreja matriz, para veneração do Senhor Morto.

Todos estão convidados. A igreja pede que os fiéis tragam sua velas ou minicírios para acompanhar a procissão.