Sexta-feira da Paixão: dia de Adoração e de Via Sacra

Num dos dias mais importantes para os católicos, esta Sexta-Feira Santa terá portas abertas o dia inteiro na matriz São João Batista – desde as 7h -, para que os fiéis possam fazer suas orações na Adoração ao Santíssimo.

Às 15h será celebrada a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguida de Via Sacra nas ruas próximas à igreja.

Neste dia, os católicos celebram em um rito sóbrio, de intensíssima espiritualidade, a morte do Senhor. Não há celebração da eucaristia, mas os fiéis são convidados a olhar, a contemplar o crucificado, Jesus Cristo que morre na Cruz.

Lava-pés

Na quinta-feira, 28, houve a missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia de lava-pés. João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”.

Lavar os pés dos discípulos não somente revela o coração de servo de Cristo, como demonstra o Seu desejo de se identificar com as pessoas de igual para igual “nenhum escravo é maior que seu senhor”.

Sábado e domingo

No sábado, 30, haverá a missa da Vigília Pascal, às 19h, em que se celebra a vitória de Cristo sobre a morte. A Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude de realização que Cristo já semeou e plantou na terra, e que nos fins dos tempos se realizará plenamente. A Vigília Pascal conclui o tríduo Pascal: paixão, morte e ressurreição.

No domingo de Páscoa , 31, a matriz terá três santas missas da Ressurreição: às 8h, às 10h e às 19h. A das 8h será celebrada pelo bispo Dom Sergio de Deus.

Todas as missas celebradas até às 10h de domingo estão sendo transmitidas pelas redes sociais da matriz no endereço matrizsjbfoz. A missa das 8h de domingo também vai ao ar pela Rádio Cultura.

Significado

A palavra ‘Páscoa’ originou-se da palavra hebraica ‘Pessach’, que significa ‘passagem’. Páscoa, então, significa a passagem da morte para a vida. Trata-se da libertação através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, que trouxe salvação para todos que crêem nele:

Então Jesus declarou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.- João 11:25.