Hoje, Sábado Santo, é dia de celebrar a vitória de Cristo sobre a morte

Depois da Adoração ao Santíssimo e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, seguida de Via Sacra, na Sexta-Feira Santa, neste sábado, 30, a Matriz São João Batista entra na Vigília Pascal.

Na Sexta-Feira Santa são relembradas a crucificação e a morte de Cristo, após sua prisão, que aconteceu enquanto ele estava no Getsêmani e se deu por meio da traição de Judas Iscariotes.Em seguida, ele foi julgado e condenado. No processo de sua morte, Cristo foi torturado e crucificado em uma colina chamada Gólgota.

Veja como foi a Sexta-Feira Santa na matriz São João Batista, nas fotos de Patrícia Iunovich e Fabiana Friske/Pascom

Sábado Santo

Hoje, sábado, a missa de celebração da vitória de Cristo sobre a morte acontece às 19h. Os fiéis devem levar velas para a vigília e água para ser abençoada. A paróquia terá velas à venda, a R$ 3,00 a unidade.

Esse é um momento especial de vibração e renovação da fé e esperança do catolicismo. É a preparação para o Domingo da Ressurreição de Jesus, que antecede a Páscoa.

O Sábado Santo é celebrado ao escurecer do dia, à noite. Até as luzes da Igreja são apagadas. Todo o povo se reúne na escuridão. Esta Liturgia é muito rica nos sinais, nos gestos e símbolos.

É na Vigília Pascal que acontece a bênção do fogo. O Círio Pascal, uma vela bem grande, é aceso no fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história! A Vigília Pascal conclui o Tríduo Pascal: paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Domingo

Já no domingo de Páscoa, 31, a matriz terá três santas missas da Ressurreição: às 8h, às 10h e às 19h. A das 8h será celebrada pelo bispo Dom Sergio de Deus.

Para os católicos, a Páscoa é a data mais importante da religião, porque evidencia a importância da ressurreição de Cristo para os cristãos. O próprio apóstolo Paulo afirma em sua carta registrada em I Coríntios 15:14 que “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.

Todas as missas celebradas até as 10h de domingo estão sendo transmitidas pelas redes sociais da matriz no endereço matrizsjbfoz. A missa das 8h de domingo também vai ao ar pela Rádio Cultura. Todos estão convidados.