Queremos saber a sua opinião. Dê seu depoimento. É rapidinho e assim a gente conhece melhor nossa comunidade. Nós perguntamos e alguns paroquianos já estão respondendo nossa pergunta sobre qual o relacionamento que têm com a igreja São João Batista, a mais antiga de Foz e que em junho de 2024 completa 100 anos.
Você pode escrever um depoimento ou enviar um vídeo para a nossa Pastoral da Comunicação pelo telefone 45 936186472 ou ainda nos procurar nas santas missas para a gravação de seu testemunho. Esse material é para comemorar o jubileu do centenário. Alguns mandaram por escrito pelas redes sociais.
Coroinha
Ney Schimmelpfeng conta que foi coroinha no tempo do padre Bernardo. Fez catecismo e a primeira comunhão, mas nunca bebeu o vinho do padre (risos). “Todos os domingos assistia à missa, até 1961; daí terminei o ginásio e fui estudar em Curitiba. Tempo bom. Lembro até do padre Martinho que era o pároco antes do padre Bernardo.”
“Inocência”
Para Dina Gavilán, a igreja traz lembranças de uma época maravilhosa que não volta mais. “Época de inocência, de amizades sinceras e que muitas duram até hoje, passados já mais de 50 anos.”
“Lembro da catequese, da primeira comunhão (da qual tenho foto da turma), das missas aos domingos, dos grupos de adolescentes, grupo de jovens. Das missas dominicais com padre Germano. Lembro quando recebemos a visita do Núncio Apostólico, Dom Carmine Rocco. São tantas lembranças, tantas histórias. Época maravilhosa, verdadeiramente marcante.”
“Nova cara”
Joelma Martins destaca a nova cara da igreja. “Ficou lindíssimo com a nova pintura.” Ela se refere às artes sacras no teto da igreja.
Amor e saudade
Salmir Machado, que mora em Curitiba, não se esquece nenhum dia da paróquia e é seguidor da nossa página no facebook. “Tenho amor por Foz, e sempre que posso estou aí nessa terra querida. Vou às missas ou passo horas aí rezando e lembrando toda minha infância e juventude aí vivida. Fui coroinha e vou procurar fotos da época que tenho guardadas, e lhes aviso. Que São João Batista nos abençoe.”
A gente agradece.
Batismo
Rosalina de Carvalho diz que recebeu todos os sacramentos na São João Batista, “bem como o batismo de meus filhos. Amo esta igreja”.
E ela conta: “Hoje, achei minha certidão de batismo, amarelada pelo tempo, assinada pelo padre Bernardo Plate, que também celebrou minha primeira comunhão”. Não é uma bênção?
Mais depoimentos
Vera Lucia Zanfelix lembra que foi batizada na igreja em 1952. Já Wanda Silva conta que essa era a igreja que frequentava quando morava em Foz.
Paulo Roberto Vidal também foi batizado na igreja matriz de Foz e crismado nela em 1985. “Mesmo morando em Medianeira, fiz questão de que meu filho, Romario Vidal Neto, fosse batizado aí”, conta.
Evelyn Costa ficou maravilhada com as artes sacras. “Que lindo! Estava mesmo precisando de uma restauração e pintura.”
Eunice Carvalho conta que tem muitas lembranças das missas dominicais. “Minha mãe nos levava sempre, ali recebi todos os sacramentos, tanto eu quanto meus irmãos.”
Já Vera Lucia Zanfelix não esconde seu amor pela São João batista. “Amo essa Igreja”.
Márcia Bispo Barzotto resume. “É uma Igreja muito Linda! Amo!”
E você, tem alguma história bonitinha para nos contar?