Preceitos na matriz São João Batista têm muita reflexão, sabedoria e emoção

Neste final de semana, tivemos nossas missas de preceitos do quarto advento, da vigília e do Natal. Foram momentos de muita fé, emoção e bênção. Afinal, nasceu Jesus!.

Resumimos aqui três trechos de homilias feitas pelos padres Bento e Willian, nosso pároco, e do bispo Dom Sergio de Deus, como reflexão dessas celebrações tão importante para nós, cristãos.

Padre Bento e sua sabedoria, na missa das 8h de domingo, 24, reforçou a verdadeira importância do Natal.

Prepare o coração

Precisamos preparar o nosso coração para a vinda de Jesus. Muitas pessoas pensam nesta noite apenas em decorar a casa, em trocar presentes, receber as pessoas em seus lares, mas se o coração não tem perdão, não tem conversão, nada adianta. Se o nosso coração estiver bagunçado e vazio, de nada adianta enfeitar a cada. O que Deus espera é um coração preparado para recebê-lo. Amém.

Não precisamos ter medo de receber Deus. Maria é um modelo atual para nós de como receber seu filho e fazer tudo o que ele nos ensina. Deus quer nosso coração como uma morada de coração cheio de perdão, habitação de Deus. Não adianta casa limpa e coração bagunçado pela falta de fé, amor, compaixão e amor pelo próximo. Façamos como Maria. Um convite a receber Deus neste Natal de forma digna. Sigamos como Maria e José a fim de receber o menino Jesus!

Precisamos de Deus?

Já padre Willian questionou, na missa da vigília, a forma como a sociedade tem lidado com as questões da fé. E provocou a todos a fazerem uma reflexão:

Eu pergunto: ainda precisamos de um salvador? O mundo tem passado por muitas transformações. O homem chegou à lua, encontrou tantas curas para doenças, conquistou avanços tecnológicos. E pergunto: precisamos de um salvador? De um Deus? Sim, nós precisamos. Com toda a conquista do ser humano, só Deus pode preencher nosso coração. Vivemos numa sociedade pagã que prega que não precisamos de Deus para alcançar a felicidade. Não devemos ter vergonha de ser cristãos, pelo contrário. O Evangelho de hoje mostra isso. O homem só será feliz quando abrir o coração para Jesus nascer. Deus vem como a verdadeira luz.

Padre Willian citou ainda uma passagem do Apocalipse para contextualizar: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”. Ou seja: Deus não obriga a ninguém abrir a porta, mas se alguém abri-la, terá seu conforto em forma de moradia.

A missa teve a presença especial do Coral Diocesano da Igreja Nossa Senhora de Gualalupe.

Deixe Deus entrar

Já nosso querido bispo Dom Sergio de Deus, na missa que celebrou nesta segunda-feira, 25, às 10h, na matriz São João Batista, foi assertivo.

O verdadeiro espírito de Natal é, sim, amor e acolhimento. Deus quer habitar nosso coração, basta deixá-lo entrar. E seremos plenamente felizes. Ele só pede licença, embora, não precise. Deus é um pai sublime e sereno. Deixa ele entrar! Deixa!

Em indonésio

Isso sem contar o momento de beleza e encantamento proporcionado por padre Bento cantando “Noite Feliz” em indonésio, sua língua Natal. Foi de arrepiar.

Ano novo tem mais! Prepare-se para seus compromissos cristãos.

Fotos: Patrícia Iunovich e Fabiana Friske.