Matriz São João Batista promove a partir de sábado (23) novena em louvor de São Miguel Arcanjo

A paróquia São João Batista, localizada no centro de Foz do Iguaçu, vai promover a novena “Quem como Deus? Ninguém como Deus” em louvor de São Miguel Arcanjo, a partir deste sábado (23) até 30 de setembro, sempre às 19h. O tema é “Livrai-nos do Mal”.

Um dia antes, na sexta-feira (22), haverá um concerto com o coro paraguaio San Esteban, logo após a santa missa, que começa às 19h. A organização da apresentação musical é do professor Lucyanno Nóbrega.

O pároco da igreja, padre Willian Alves, convida todos os fiéis a participar das duas programações. Em relação à novena, Alves reforça que será uma campanha de muita fé e devoção. “Serão oito dias de clamor a São Miguel para que nos livre dos ataques do mal”, diz.

Foto oficial do Coro San Esteban, de Ciudad del Este.

Programação completa

No dia 23, a programação da santa missa terá como tema “Livrai-nos do Mal”; no dia 24, “Livrai-nos do Mal da Inveja”; no dia 25, “Livrai-nos do Mal da Ira”; no dia 26, “Livrai-nos do Mal da Incredulidade”; no dia 27, “Livrai-nos do Mal da Mentira”; no dia 28, “Livrai-nos do Mal da Vingança”; no dia 29, “Livrai-nos do Mal do Ressentimento”; e, no dia 30, “Livrai-nos do Mal da Divisão da Família”.

Padre Willian explica que essa é uma poderosa novena para os católicos. Diante das tentações, São Miguel, cujo nome vem do hebraico e significa ‘Quem como Deus?’, revela o poder de Deus sobre tudo e sobre todos, pois não há ninguém como e nem superior ao Pai.

Miguel é a expressão pura e verdadeira da grandeza e soberania divina, pois seu nome questiona e, ao mesmo tempo, responde: “Ninguém como Deus”. Nada nem ninguém existiu ou existirá que possa ser ou que tenha sido maior que Deus.

Nisso se revela a autoridade dada ao Arcanjo Miguel pelo Criador. Ele é o revelador da suprema divindade do Criador e, por isso, obteve do próprio Pai a honra de lutar contra o maligno e ter o poder de destruí-lo, em nome de Jesus.

Também invocado como o padroeiro das almas virtuosas que se encontram à beira da morte e sofrem as tentações infligidas pelo demônio, que as tentam através do desespero, orgulho e desânimo, São Miguel é invocado como ‘o auxiliador’, que introduz essas almas no esplendor da Luz de Cristo, livrando-as dessas terríveis e últimas provações.

São Miguel Arcanjo é nosso protetor

De acordo com a sagrada escritura e ainda segundo a tradição da Igreja, esse arcanjo possui quatro importantes e imprescindíveis funções: conduzir as almas para o céu, depois de tê-las pesado na balança da justiça divina; defender a Igreja e o povo cristão dos ataques do inimigo de Deus, ou seja, do demônio; resgatar as almas dos fiéis do poder do inimigo de Deus, especialmente na hora da morte; e lutar contra Satanás.

A representação de Arcanjo Miguel

Como um soldado de Deus, São Miguel é representado com roupas de um guerreiro, segurando em sua mão direita uma espada. Na mão esquerda, algumas imagens apresentam o arcanjo segurando um escudo, uma espada ou uma lança, e há outras em que ele segura também uma balança – representando a justiça de Deus, a salvação.

O que não muda, em todas as representações, é que o arcanjo está sempre em posição de ataque, de acordo com a descrição do apóstolo Judas, esmagando com o seu calcanhar a cabeça do demônio que está prostrado no chão. São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

Essa será a segunda novena realizada em dois meses na paróquia São João Batista, a mais antiga da cidade, que em 2024 completa cem anos de existência. Em julho, a matriz promoveu a 1ª Campanha das Talhas de Caná. A novena lotou a igreja todos os dias com fiéis da paróquia e outras comunidades.