A Semana Santa é o grande momento litúrgico do ano, quando se celebra o mistério central da fé, que é a Ressurreição de Jesus, celebrada neste Domingo de Páscoa. Deus está entre nós, agora e para sempre.
Depois da missa das 8h, celebrada pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges, a Matriz São João Batista tem mais duas missas normais, às 10h e às 19h.
A missa das 8h e a das 10h, com tranmissão pelas redes sociais (a das 8h também foi transmitida, como já é tradicional, pela Rádio Cultura).
“Por sua morte, Jesus nos livrou dos pecados. Pela ressurreição, ele abre uma vida nova para todos nós”, disse Dom Sérgio de Deus Borges durante a Santa Missa das 8h.
VIDA ETERNA
Durante a homilia, Dom Sérgio reforçou a necessidade de ir ao encontro de Deus por meio de Jesus Cristo.
Como afirmação da fé, ele disse: “Os apóstolos viram o corpo de Jesus ressuscitado. Quando nós rezamos o credo mais longo – o Credo Niceno-Constantinopolitano (veja abaixo), lá dizemos que esperamos a ressurreição dos mortos e a vida eterna. Mais que esperamos, somos nós os esperados. Mais do que amamos, somos amados”.
Disse, ainda, que “saber que do outro lado você é aguardado, como isso é confortável. Como é fundamental saber que na morte eu serei recebido pelos braços apaixonados de Jesus”.
“Só por Deus chegamos ao céu. Nossa força é imortal, mas a força de Jesus é que nos eleva.”
“Páscoa é essa certeza. Ele é extremamente necessária para nos levar à casa do Pai.”
E desejou, ao final da missa, “Feliz Páscoa a todos as famílias, a todos os que creem na salvação eterna”.
Antes, o bispo agradeceu ao padre Carlão, pelo acolhimento, e anunciou a programação da matriz, que completará 100 anos em 2024. Dom Sérgio de Deus lembrou a importância histórica da matriz São João Batista, a primeira de Foz, e sua importância não só para a cidade, mas para toda a região.
As festividades do centenário preveem a criação de um selo comemorativo e muitas surpresas.
VÍDEO DA MISSA
Assista agora à missa das 10h, via Youtube:
Credo Niceno-Constantinopolitano
Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, / de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, / nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, / gerado, não criado, consubstancial ao Pai. / Por Ele todas as coisas foram feitas. / E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus/ e se encarnou pelo Espírito Santo, / no seio da Virgem Maria, e se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado. / Ressuscitou ao terceiro dia, / conforme as Escrituras, / e subiu aos céus, / onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, / em sua glória, / para julgar os vivos e os mortos; / e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, / Senhor que dá a vida, / e procede do Pai e do Filho; / e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: / ele que falou pelos profetas. / Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. / Professo um só batismo para remissão dos pecados. / E espero a ressurreição dos mortos / e a vida do mundo que há de vir. Amém.