É tempo de conversão. É tempo de aprendizagem. E é exatamente isso que se percebe pelo entusiasmo das nossas turmas de catequizandos para receber a palavra de Jesus.
Nesta quinta-feira, 10, começaram os encontros da catequese da igreja São João Batista de Foz do Iguaçu. São 195 catequizandos da 1ª à 6ª etapa e 25 catequistas que têm como missão educar as crianças na fé e, por meio de seus exemplos. fortalecer a comunidade na esperança e no amor com base do ensinamento do evangelho.
E a família tem um papel primordial na educação da fé dos filhos. É preciso que os pais acompanhem as crianças nas santas missas. Um compromisso que é a base de uma família verdadeiramente católica.
Apesar do cansaço de muitos que pela manhã frequentam a escola, o entusiasmo estava presente na disposição e no carinho do acolhimento das catequistas.
PALAVRAS DA CNBB
Veja agora o que diz a CNBB sobre a catequese.
A finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão (Cf. Catecismo da Igreja Católica 426-429).
E ainda:
O fundamento da catequese é a Palavra de Deus: ‘Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei meus discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo’. (Mateus 28, 18-20; Marcos 16,15-16).