Matriz terá novena em louvor de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A Paróquia São João Batista vai promover, entre os dias 9 e 17 de março, às 19h, a primeira novena em honra de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. A programação é alusiva às festividades do jubileu dos 100 anos, que a matriz completa no dia 24 de julho.

O pároco Willian Alves Paiva conta que a devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós tem sua origem na Alemanha, no início do século XVIII. Segundo fontes históricas, o quadro em que a Virgem Maria é representada desatando os nós de uma fita, ladeada por vários Arcanjos, foi encomendado pelo padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel, que era cônego da igreja de Sankt Peter am Perlach, na cidade de Augsburgo. Foi uma forma de agradecer uma graça alcançada por sua família, por intercessão de Nossa Senhora.

O quadro foi pintado por Johann Melchior Georg Schmidtner, que tomou como inspiração um dos escritos de Santo Irineu de Lyon, que diz: “O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que uma fez por incredulidade, o desfez a outra pela fé”.

O artista usou também como fonte de inspiração a passagem do capítulo 12 do Livro do Apocalipse:
“Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça”. (Ap 12,1)

Foram essas as duas inspirações para a confecção da pintura, que foi realizada entre 1699 e 1700.

O destino da pintura seria a capela particular do palácio pertencente à família do padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel, mas, por sua beleza e por tudo aquilo que ela transmitia, o quadro foi colocado na igreja de Sankt Peter am Perlach, para a veneração pública dos fiéis.

Não demorou para acontecerem relatos de graças atribuídas à Mãe de Deus, que passou a ser aclamada pelo povo como Desatadora dos Nós.

Essa devoção se expandiu e hoje é muito popular em países como a Argentina e o Brasil. O Papa Francisco é um grande devoto de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Ele conheceu essa devoção quando era padre jesuíta e fazia seu doutorado na Alemanha, na década de 1980. Ao visitar a igreja de Sankt Peter am Perlach, em Augsburgo, o Papa conheceu a magnífica pintura e a história em torno dela.

Assim, nós também rezamos a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pedindo sua intercessão para nos ajudar a desfazer os nós que encontramos em nossa vida cotidiana.

Programação

09/03 – Desatando o nó espiritual
10/03 – Desatando o nó do rancor
11/03 – Desatando o nó dos vícios
12/03 – Desatando o nó dos relacionamentos
13/03 – Desatando o nó da dor
14/03 – Desatando o nó da desilusão
15/03 – Desatando o nó da perda
16/03 – Desatando o nó da família