Tapete solidário de Corpus Christi emociona fiéis e público. Veja fotos

Fiéis e o público em geral, entre eles turistas de várias partes do Brasil, se emocionaram com o tapete solidário de Corpus Christi, neste feriado do dia 16 de junho.

O tapete preparado pela Matriz São João Batista, de Foz do Iguaçu, foi decorado em boa parte com agasalhos e cobertores doados para pessoas em situação econômica e social vulnerável. Depois de higienizados, serão entregues para famílias pobres.

“CRIATIVIDADE”

O tapete abraçou parte da Praça da Paz, no centro da cidade. Para a professora Maria Isabel, a ideia foi fantástica. “Em vez de serragem e tampinhas, solidariedade. Isso sim é criatividade”, afirmou.

A fluminense Ana Carvalho, inicialmente, achou diferente, mas depois abraçou a iniciativa. “Parabéns para quem teve a ideia”, disse.

A campanha para a confecção do tapete foi encabeçada pela igreja desde o início da onda de frio, no mês passado.

É importante destacar que os tapetes com cobertores e agasalhos não foram pisados, apenas o Altíssimo passou por eles. Debaixo, havia uma lona.

Padre Carlão fez o percurso dos tapetes coloridos e solidários. Fotos Belinha Andrion, Gabriel Rugoni, Fabiana Friske

Há quem lembre com afeição dos tapetes com outros elementos, como areia e pó de café, por exemplo. Mas a matriz optou por esse modelo porque eles não são reaproveitados. Já os agasalhos fazem grande diferença na vida de quem precisa.

O dia de Corpus Christi é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do latim e quer dizer “corpo de Cristo”.
.
Por determinação do bispo dom Sérgio de Deus, cada tapete de Corpus Christi foi feito este ano pelas comunidades das próprias paróquias. A organização foi do padre Carlos Humberto, mais conhecido como padre Carlão.

O colorido e as mensagens foram a marca do tapete de Corpus Christi. Fotos: Belinha Andrion, Gabriel Rugoni, Fabiana Friske

ROTEIRO DA FÉ

Fotos de Belinha Andrion, Gabriel Rugoni, Fabiana Friske
Encantamento para fiéis e o público em geral, inclusive turistas.

Os tapetes foram colocados nas calçadas, saindo da igreja São Batista em à Praça da Paz.

Foram montados ao longo do trajeto quatro altares, intercalando os tapetes com temas como educação, migração e família, além de outros assuntos da atualidade.

A tradição dos tapetes no Corpus Christi, dia em que a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, é uma manifestação popular de amor a Jesus.

Além de ser uma evocação bíblica da entrada de Cristo em Jerusalém, quando populares colocaram ramos para que ele passasse por cima, é também o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.