O secretário estadual de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, inaugurou o livro de registros de visitas da Matriz São João Batista, de Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira, 8, a convite do pároco padre Willian Paiva. Com o livro, a igreja terá um banco de dados de visitação de turistas e fiéis de todas as partes do mundo.
O secretário estadual de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, inaugurou o livro de registros de visitas da Matriz São João Batista, de Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira, 8, a convite do pároco padre Willian Paiva. Com o livro, a igreja terá um banco de dados de visitação de turistas e fiéis de todas as partes do mundo.
Na ocasião, Paranhos anunciou para o ano que vem um calendário de eventos de turismo religioso para Foz do Iguaçu e região, com recursos do Estado. Hoje, as festas tradicionais da igreja, como a do Peixe, em março e a do padroeiro, em junho, são bancadas pelo empresariado local e paroquianos.
O anúncio do secretário foi feito durante a agenda oficial na igreja, que contou com a presença de integrantes do conselho econômico, das pastorais de Eventos e Comunicação da São João Batista e da Pastoral do Turismo, da diocese.
A visita reforça a importância da Paróquia São João Batista como um dos principais pontos de turismo religioso da cidade. E, também, simboliza a aproximação entre o poder público estadual e as iniciativas ligadas à fé, à cultura e à comunidade.
Na semana passada, o secretário já havia se encontrado com o bispo diocesano Dom Sergio de Deus para tratar de estratégias para fortalecer o turismo religioso na região.
Integração com atrativos
Em julho deste ano, foi criada a Pastoral do Turismo da diocese, uma iniciativa que visa acolher visitantes com espiritualidade, organizar o turismo religioso, promover a fé e cuidar do patrimônio histórico-religioso da região, aproveitando a vocação turística da cidade para evangelização e experiências cristãs, atuando em parceria com o setor turístico e a comunidade.
Durante os encontros, na matriz e na catedral, foi debatida a necessidade de ampliar a integração entre os atrativos naturais e a identidade da cidade. “Embora as Cataratas do Iguaçu sejam amplamente reconhecidas no Brasil e no exterior, ainda há desafios na associação direta entre o principal atrativo natural e o nome de Foz do Iguaçu como destino completo. Avanços já ocorreram nos últimos anos, mas o fortalecimento da marca do município segue como prioridade, com a defesa de que toda divulgação das Cataratas esteja associada à cidade”, comentou o secretário estadual de Turismo.
Crescimento do turismo religioso
Em relação ao turismo religioso, Paranhos afirmou que esse setor foi o que mais cresceu no Paraná, em 2025. Agora, “já é o terceiro com maior oferta de atrativos no estado, com investimentos e eventos promovidos pelo governo para impulsionar ainda mais o segmento, focando na diversidade de crenças e na valorização cultural e econômica”.
O padre Willian agradeceu a visita do secretário e se colocou à disposição para trabalhar junto nessa integração em prol do turismo religioso em Foz do Iguaçu e no Paraná. “Nós estamos satisfeitos com o olhar especial que o Estado está dispensando a esse setor”, afirmou o padre.
A jornalista Silvana Canal, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Paraná (Abrajet-PR), acompanhou a visita e também prometeu ajudar em todas as iniciativas discutidas durante a reunião, neste nicho de mercado.
Durante um tour pela paróquia, Paranhos ressaltou a beleza das artes sacras da igreja, com destaque para os afrescos e pinturas detalhando a vida de Cristo, criados pelo renomado artista Marcílio Soares, de São Miguel do Iguaçu, e os vitrais com passagens de São João.
Futuro museu
Ainda durante a visita, o presidente do Conselho de Assuntos Econômicos da matriz, o arquiteto Valdir Garbin, apresentou o projeto de transformar a casa paroquial em um museu, que contará o pioneirismo da igreja na história de Foz do Iguaçu, com vários serviços para os visitantes, como cafés e venda de suvenires. A matriz, em breve, deve ser incluída num city tour oferecido por uma empresa especializada.
Ao final da visita, a coordenadora de eventos, Anita Keil, mostrou para o secretário a futura loja de suvenires, que está sendo montada na antiga gruta da igreja. No local, inicialmente, 16 artesãos estarão vendendo vários produtos de arte sacra, como terços, imagens, camisetas e canecas temáticas, e até um perfume exclusivo em homenagem ao padroeiro, São João Batista.
A inauguração da loja será nesta sexta-feira, dia 12, com a celebração de uma missa e a bênção do novo espaço, a partir das 19h.




