Padroeiro São João Batista: vai ter festa, sim, “sinhô”!

Santa missa, procissão, “ação entre amigos”, com show de premiações (que inclui, entre outros brindes, TV e refrigerador), barracas de comidas típicas, dança de quadrilha e muito mais marcam a Festa do Padroeiro de Foz do Iguaçu, São João Batista, nos dias 24, 25 e 26 de junho (de sexta-feira a domingo).

A programação está sendo fechada para receber com muito carinho os fiéis de Foz e visitantes de outras cidades. A expectativa da organização e também do público é grande, já que 2022 marca o ano da retomada da economia, com o fim da pandemia de covid-19.

A realização da tradicional festa, nos últimos dois anos, foi feita com parcimônia, em função dos cuidados sanitários para evitar a transmissão do coronavírus. Também em razão da covid, a igreja teve que restringir a entrada e permanência de pessoas no local respeitando os critérios estabelecidos pelos órgãos oficiais de saúde.

AÇÃO ENTRE AMIGOS

Reunião de coordenadores de pastorais e de movimentos religiosos, para discutir como será a festa do padroeiro.

Para não perder tempo, os convites da rifa – “ação entre amigos” – foram colocados à venda. Os grupos de coordenadores de pastorais e movimentos religiosos da paróquia se reuniram e se juntaram numa grande força-tarefa para coordenar os trabalhos e vender os números. A arrecadação desta ação será usada em benfeitorias da matriz.

“É graças a iniciativas como essa e à ajuda de voluntários que a paróquia se mantém”, explica padre Carlão. Ele lembra que, com o crescimento do município, a matriz ficou no meio de uma área comercial. Ela é mantida pelos poucos fiéis residentes na região e ofertas de visitantes. Em 2024, a igreja completa 100 anos.

Padre Carlão lembra a importância do trabalho dos voluntários para garantir a manutenção da matriz.

BISPO REZARÁ MISSA DO PADROEIRO

A programação pode sofrer alterações, mas já é possível adiantar que a santa missa em celebração ao padroeiro será presidida pelo bispo Dom Sérgio de Deus.

Dom Sérgio de Deus presidirá a missa do padroeiro.

Quanto à festa junina e ao jantar de sábado, uma sopa, e de domingo, uma feijoada, a definição com os valores dos pratos, presencial ou para viagem, sai nos próximos dias.

OS PRÊMIOS DA RIFA