Neste domingo, começa a Semana da Páscoa. O que é o Domingo de Ramos?

A Semana da Páscoa começa neste Domingo de Ramos, dia 10. E, para que tudo fique redondinho, uma equipe inteira se dedica aos preparativos. A cada dia, percebemos nossa comunidade mais unida e muitas bênçãos sobre nossa igreja São João Batista. O pedido vem, a ação acontece.

“Quando as pessoas sabem que tudo em que elas estão ajudando a promover se transforma em iniciativa, aquisição de imagens de santos, da pia bastimal, de uma melhora na qualidade do ar condicionado, no conforto e, principalmente, no resgate dos valores da nossa igreja católica, elas ficam mais firmes na fé e muitas retornam. Isso é comunidade. Isso é religiosidade”, diz o padre Carlão, pároco da matriz.

Na foto de arquivo da paróquia, o batismo de cinco crianças pelo padre Carlão.

E prepare-se! A a programação da Semana Santa está linda. Tudo caprichado para que possamos viver nossa fé seguindo os passos de Jesus Cristo, nosso salvador.

Venha. Você é nosso convidado. Você é convidado de Jesus!

O QUE LEMBRA O DOMINGO DE RAMOS?

Arquivo: cancaonova.com

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos porque esta data celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus, Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-O, crucifica-O”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

A entrada “solene” de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de Suas dores e humilhações. Aquela mesma multidão que O homenageou, motivada por Seus milagres, agora vira as costas a Ele e muitos pedem a Sua morte.

Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Quanta falsidade há nas atitudes de certas pessoas! Quantas lições nos deixam esse Domingo de Ramos!

O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciarmos a nós mesmos, morrermos na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor.

Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo.

Texto (editado) e ilustração: cancaonova.com

PROGRAMAÇÃO DA MATRIZ