Matriz vai vender lembrancinhas do jubileu dos 100 anos

Para marcar o jubileu dos 100 anos da matriz São João Batista, a paróquia vai colocar à venda vários tipos de lembrancinhas sobre a data histórica, como bonés, chaveiros, ímãs de geladeira, pratos e azulejos decorativos, abridores de garrafa e terços.

A venda de camisetas começa neste sábado (9), data que coincide com o início da Novena em honra de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, a partir das 19h.

As camisetas estampadas com a imagem da santa serão vendidas pela área de eventos na própria matriz e na secretaria da paróquia. O custo é de R$ 50. Já no sábado, dia 16, na 15ª Festa do Peixe Assado, também na matriz, estão sendo vendidos os bonés alusivos.

A programação, que faz parte das festividades dos 100 anos da matriz, a serem completados no dia 24 de junho, segue até 17 de março. A novena será transmitida também pelas redes sociais da matriz. A arrecadação será toda revertida para a pintura das artes sacras, novos vitrais e portas da igreja.

Esse será mais um ato de muita fé e bênçãos na nossa igreja. Vamos rezar a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pedindo sua intercessão para nos ajudar a desfazer os nós que encontramos em nossa vida cotidiana.

Programação

09/03 – Desatando o nó espiritual
10/03 – Desatando o nó do rancor
11/03 – Desatando o nó dos vícios
12/03 – Desatando o nó dos relacionamentos
13/03 – Desatando o nó da dor
14/03 – Desatando o nó da desilusão
15/03 – Desatando o nó da perda
16/03 – Desatando o nó da família

No primeiro dia da novena, os fiéis receberão um cordão com nove nós. A cada dia, um nó será desfeito, e no último dia campanha o cordão será queimado, simbolizando o congraçamento do propósito da novena.

Essa será a terceira novena presidida pelo padre Willian Alves, pároco da igreja. A primeira foi em junho do ano passado. A campanha das Talhas de Caná lotou a igreja todas as noites. Em setembro, houve a novena em honra a Sã0 Miguel Arcanjo, também sucesso de público. Padre Willian acredita que o mesmo vai acontecer na novena para Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

“Convido todos os católicos a fazerem parte dessa novena. Com certeza, você receberá um milagre em sua vida”, diz.

Um outro desafio para os festejos é revitalizar a casa paroquial, que poderá ser aberta ao público. Dentro da proposta, algumas salas da casa paroquial seriam usadas para contar a história da própria igreja, assim como da cidade e até mesmo de alguns dos patrocinadores. O projeto está pronto e aguarda patrocínio.

Se a revitalização for patrocinada, a igreja e a casa paroquial poderão ser incorporadas a um circuito turístico, histórico-cultural e patrimonial da cidade. Para dar sustentabilidade à Paróquia São João Batista, a ideia é que sejam instalados um café e uma loja de souvenires nas instalações pertencentes à igreja e que o circuito de visitação seja explorado pela iniciativa privada.

Com pisos bem conservados, fabricados na Alemanha no começo do século passado, portas de sete metros de altura e janelões mantidos originalmente, o casarão da casa paroquial é um dos mais bonitos prédios da cidade.

Festa do Peixe Assado

A 15ª edição da Festa do Peixe Assado, tradicional evento da matriz São João Batista, acontece no dia 16 de março, no penúltimo dia da novena em louvor a Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Os ingressos do jantar, ao custo de R$ 75, já estão à venda na secretaria da paróquia e podem ser adquiridos também com voluntários das pastorais e movimentos da igreja. O peixe será servido a partir das 20h30, em barracas montadas pelos colaboradores no pátio da igreja.

“A Festa do Peixe é uma grande confraternização entre paroquianos e a comunidade em geral. Este ano, ela foi incluída na nossa primeira novena em honra de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, para que todos possam rezar primeiro e depois ter um momento de descontração”, explica padre Willian Alves.