Conselho Pastoral se reúne para discutir aprimoramento das ações

O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) da Paróquia São João Batista reuniu, na noite desta terça-feira, dia 9, no Salão Verde, os coordenadores de grupos e pastorais da matriz, membros dos diversos organismos de comunhão e corresponsabilidade pastoral da paróquia.

A reunião foi aberta pelo pároco, padre Willian, e conduzida pelo coordenador do CPP, Paulo Batista. Em suas falas iniciais, ambos ressaltaram que o serviço à frente dos grupos, pastorais e movimentos constitui uma verdadeira vocação, que ultrapassa o simples caráter de trabalho voluntário.

Destacaram ainda a importância da formação permanente, do compromisso com entregas de excelência e de uma atuação pastoral em plena sintonia com as diretrizes da Diocese.

Padre Willian pediu comprometimento de todos e entregas de excelência. Afinal, disse, “esse é um trabalho para Deus e para a igreja”. O pároco também reforçou um trabalho cada vez mais integrado entre as pastorais.

O CPP é composto pelos seguintes membros:
a) Pároco;
b) Vigário paroquial;
c) Diácono;
d) Secretários paroquiais;
e) Um representante de cada comunidade religiosa local;
f) Dois membros do Conselho Econômico Paroquial;
g) Coordenadores e coordenadoras de cada Pastoral, Movimento, Serviço, Organismo, Associação de Fiéis e Nova Comunidade, canonicamente reconhecidos e ativos na Paróquia.

Na sequência do encontro, foram abordados os seguintes pontos da pauta:

1. Análise dos dados do Censo 2022 e suas implicações para o planejamento pastoral;
2. Apresentação e discussão do Projeto Pastoral do Batismo;
3. Reflexões sobre o Ministério de Catequista;
4. Encaminhamentos para o encerramento do Ano Jubilar;
5. Organização da Novena de Natal;
6. Assuntos gerais.

O encontro reforçou a importância do discernimento pastoral à luz da realidade atual e do trabalho integrado entre a paróquia, as pastorais e a Diocese.

Também foi uma oportunidade de avaliar a caminhada ao longo do ano e identificar pontos que podem ser aprimorados, fortalecendo o compromisso com uma Igreja sinodal, missionária e acolhedora.

Textos e fotos: Pascom