Neste domingo, 1º de maio, 33 pré-adolescentes e nove adultos puderam ser recebidos no seio da Igreja Católica Apostólica Romana, já que a Eucaristia é o dia mais importante da jornada de fé, depois do Batismo, pois marca o início da comunhão com Cristo.
Foi uma missa emocionante e alegre, oficiada pelo nosso pároco, padre Carlão, que agradeceu aos catequistas por seu trabalho, que considera fundamental para a matriz, e recepcionou com carinho e muitos conselhos os catequizandos e catequizandas.
Todos receberam pela primeira vez o Jesus Eucarístico, na Santa Comunhão. A missa teve forte participação da catequese, responsável pela liturgia, comentários, leituras e preces.
Padre Carlão recordou sua própria comunhão, quando tinha de 9 para 10 anos, e havia perdido poucos meses antes a mãe, em complicações do parto que gerou seu único irmão. Foi com esta lembrança que ele valorizou seu ingresso na vida de católico, em tempos de pobreza que sequer permitiram ter hoje uma fotografia que registrasse aquele momento, ao contrário do que aconteceu com os catequizandos e catequizandas deste domingo, todos sob a mira de fotógrafos, profissionais e amadores.
PÃO E VINHO
Mas o mais importante, como padre Carlão destacou, é que os novos fiéis puderam participar da celebração mais importante da Santa Missa, que é a partilha do pão e do vinho, um acontecimento deixado pelo próprio Jesus Cristo, durante a Última Ceia.
“ […] Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. […] Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha (nos buscar).” (I Coríntios 11: 24-26)
FOTOS ENVIADAS PELOS CATEQUISTAS
FOTOS DO STUDIO VILA A
CONFIRMAÇÃO DO BATISMO
Agora, os catequizandos e catequizandos seguem rumo à nova etapa da vida católica: a Crisma, também chamada de “confirmação do batismo”.
A Primeira Eucaristia é uma solenidade em que passamos a fazer parte do Banquete Sagrado junto à comunidade onde comungamos o Corpo e o Sangue de Cristo, alimento para nossa caminhada cristã.
Agora, vem a preparação ao sacramento da Crisma, que simboliza a reafirmação que o fiel faz de seu compromisso divino, quando recebe os 7 dons do Espírito Santo na vida do cristão, por meio da unção com óleo ungido.
A crisma destes novos fiéis será mais um dia de muita felicidade na Matriz São João Batista.